» Saiba como melhorar o seu ânimo, através da sua postura.

Saiba como melhorar o seu ânimo, através da sua postura.

A

Mente e o corpo são um sistema único e por isso os pensamentos podem gerar desde bem-estar a mal-estar, traduzido no que percebemos como tensões.
Os sentimentos de ansiedade, estresse, raiva, depressão, medo representam emoções negativas que produzem tensões que afetam o tecido fascial. O tecido fascial envolve todos os músculos e as emoções ficam registrados no tecido fascial fazendo com que ele se contraia e comprima, impedindo a circulação normal de fluídos, ou seja, a fáscia se altera de acordo com o sistema nervoso que dá ordem ao nosso corpo para agir e reagir. Algumas dores que as pessoas sentem estão ligadas a este ciclo ocasionado por emoções do passado e também traumas físicos. A emoção pode produzir respostas fisiológicas tais como: expressão fascial, o tônus muscular, a voz, a atividade do SNA e a atividade endócrina. As emoções são responsáveis por preparar o corpo para emitir uma resposta eficaz, o seu corpo irá agir de acordo com as suas emoções.

As emoções e posturas estão gravadas em nosso “cérebro” e muitas vezes as repetimos sem ao menos perceber. Uma vez adquirido o hábito, eles permanecem constantes ao longo da vida, dessa forma vamos deixando de usar nossos instintos e passamos a ser direcionados pelos hábitos. As emoções servem para nos manter vivos e aceitos dentro da sociedade, o problema é quando por um motivo qualquer essas emoções tornam-se hábito e viram frequentes passando a ser consideradas temperamentos, a tensão gerada nos músculos também passará a ser frequente e constante. Será impossível resolver o problemas de pessoas extremamente encurtadas se elas não mudarem o hábito de se estressarem com os acontecimentos da vida. Quando caímos em estado de depressão, desânimo ou tristeza, não há desejo de ação, a circulação se torna mais fraca e lenta, a face empalidece, os músculos ficam flácidos, as pálpebras descem e a cabeça fica dependurada.

Wallon (1998) atribui a função dos músculos e da postura além da função motora, sendo importante para nossa vida afetiva, no aprendizado cognitivo, percepção do mundo e á reflexão mental.

Trabalhar as emoções positivamente nas aulas proporcionará mudanças fisiológicas preparando o organismo para responder aos exercícios da melhor forma possível. Os males emocionais impostos pela sociedade moderna traz a importância do estado emocional ao praticar exercício físico, já que um esta relacionado ao outro. As doenças que afetam o ser humano relacionadas a problemas emocionais são várias e através das posturas e exercícios podemos auxiliar, as aulas de Gravity Pilates podem ser um tratamento terapêutico auxiliando o praticando á desenvolver seus sentidos de audição, sensitivo e visual, percebendo-se e tendo consciência do próprio corpo e das emoções, podendo escolher alterá-las caso queira.

Algumas dicas para você aplicar durante as aulas:

  • Confie em você. Todos possuímos os recursos necessários para fazer qualquer exercício físico.
  • Ouça apenas a voz do professor e silencie a sua voz interior.
  • Aprenda a observar o seu corpo no espelho e as posturas que ele esta realizando, aprenda a se alegrar com o que vê, não se puna e não se compare, cada um tem um tempo próprio para desenvolver.
  • Agradeça por estar tendo a oportunidade de descobrir o quão forte e capaz você pode ser.

Experimente e permita-se descobrir novas formas de ver o mundo e viver a vida.

 

 

Simone Albano

Bailarina, Profissional de Educação Física e Especialista em Pilates e Treinamento de força.

Master Trainer IGP

Idealizadora da METODOLOGIA GRAVITY PILATES.

Idealizadora da Metodologia Ezcom – Energização do corpo e mente.